18/12/2013

PROJETO FX2 - Conheça um pouco mais sobre o Gripen NG


O Gripen NG, da empresa sueca SAAB, é um modelo supersônico monomotor projetado para emprego em missões ar-ar, ar-mar e ar-solo, sob quaisquer condições meteorológicas. 

A versão brasileira, a ser desenvolvida em parceria com empresas locais, a partir do projeto original destinado à Força Aérea da Suécia, contará com modernos sistemas embarcados, radar de última geração e capacidade para empregar armamentos de fabricação nacional.

Dotada de um sistema de reabastecimento em voo, a aeronave será capaz de defender nosso espaço aéreo nos pontos mais remotos do Brasil. Tais características, aliadas ao desempenho da aeronave, possibilitarão um expressivo ganho na capacidade operacional da FAB.






Fonte: Agência Força Aérea 



7 comentários:

  1. Definitivamente o caça Gripen NG é inferior aos outros dois concorrentes no quesito autonomia e algumas outras particularidades.
    Se a intenção foi escapar da hegemonia tecnológica americana acabamos de dar um tiro no pé ja que as peças excrescenciais do caça são americanas a começar com o motor.
    Mas para um pais que adora modernizar ferro velho ja é alguma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois do FHC destruir os sonhos do EMFA(hoje, Ministério da Defesa)de se COMPRAR ferro velho do Tio san...O Governo deu um salto de Ousadia, e economia. Creio que foi mt prudente essa escolha. Já temos o conhecimento dos sistemas de mono(F5,F5E). Bola pra frente, que a criatividade da ciência e tecnologia brasileira preocupa sempre os EEUU. De bobo o Brasil só temos críticos.

      Excluir
  2. Acho que o Brasil fez o certo. Escolheu o único avião que não existe justamente para garantir a transferência de tecnologia. E além disso é o mais barato. É lógico que o avião não é um F18 nem um su35, mas além de não precisarmos tanto desse tipo de avião aqui na América do Sul, nada nos impede de entrar com a Russia no desenvolvimento de um avião de geração superior, como o próprio ministro já admitiu ser possível. Menos gasto agora e consequentemente sobram recursos para investimento em desenvolvimento futuro. A Embraer aprendeu muito com o AMX que era italiano então por que o mesmo não aconteceria com os suecos ? Devo lembrar que os americanos não passariam tecnologia e que os SU comprados pela Venezuela estão quase todos no chão. Eu também acho que ainda precisamos de um avião equiparável ao F18 e SU35, mas em menor quantidade e se puder ser desenvolvido em conjunto, melhor ainda, quem sabe com os russos ou com a própria SAAB ? Acho que a nova geração de aviões russos e americanos pak-fa e F22 vão tornar os aviões atuais obsoletos, então que tal já pensar diretamente neles almejando um futuro de uns 7-8 anos ? Os Gripen são o suficiente para a região em que estamos, principalmente se as novas bases militares forem construídas conforme o novo plano de estratégia militar proposto em 2008.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Sistema de propulsão é uma das mais avançadas tecnologia, o motor General Electric F414G do Gripen NG é um turbojato modular, com pós-combustão, apresentando uma baixa razão de diluição e eficiência no consumo de combustível. Com uma taxa de empuxo superior a 22 mil lb (98 kN), o F414G gera 20% mais empuxo que o atual Volvo Aero RM12 do Gripen, viabilizando velocidade de super-cruise equivalente a Mach 1.1, com armas ar-ar.

      Excluir
  3. Se chegar a quantidade de no mínimo 120 entre mono e biplace e mais uns 40 para a Marinha de uma versão específica lógico já estaríamos muito bem servidos, para o que der e vier......com armas novas, e em quantidade.....ai sim mas, terra brasilis, longa novela ainda......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de acrescentar uns 36 M-346, alem de mais 10 KC-390 e uns 12 C-295, a troca dos reabastecedores, mais uns Black Hawks, uns 12 Mil-Mi 26, ai passa a régua, sonhar não custa nada.....hahahahaahahah

      Excluir
  4. O Sistema de propulsão é uma das mais avançadas tecnologia, o motor General Electric F414G do Gripen NG é um turbojato modular, com pós-combustão, apresentando uma baixa razão de diluição e eficiência no consumo de combustível. Com uma taxa de empuxo superior a 22 mil lb (98 kN), o F414G gera 20% mais empuxo que o atual Volvo Aero RM12 do Gripen, viabilizando velocidade de super-cruise equivalente a Mach 1.1, com armas ar-ar.

    ResponderExcluir