29/08/2013

Israel convoca reservistas e alerta população


Israel ordenou ontem a convocação de mil reservistas e fortaleceu suas defesas de mísseis como precaução contra um eventual ataque do governo sírio, caso o Ocidente decida cumprir as ameaças de combater a ditadura de Bashar Assad. Os cidadãos israelenses fizeram filas para receber máscaras antigás, preparando-se para um possível bombardeio químico vindo da Síria.
Em uma reunião do gabinete de segurança do primeiro-ministro, Binyamin Netanyahu, a probabilidade de Israel ser alvo de um ataque sírio foi considerada pequena - de acordo com uma autoridade israelense.
"Depois de uma avaliação de segurança realizada hoje (ontem), não hánenhuma razão para uma mudança na rotina", afirmou Netanyahu, em comunicado.
"Estamos, paralelamente, nos preparando para qualquer cenário. Isso inclui, além da convocação de soldados da reserva e da distribuição das máscaras antigás, o envio de um escudo antimísseis para o norte, nas proximidades da fronteira síria", declarou o primeiro-ministro israelense.
A Rádio Israel afirmou que a mobilização de centenas de militares das áreas de inteligência e defesa aérea foi autorizada. Nenhuma movimentação especial, porém, ou exercício de tropas foi ordenado.
No entanto, baterias adicionais do sistema Damo de Ferro foram enviadas à região próxima da fronteira com a Síria, informaram funcionários da Defesa. Israel usa mísseis Patriot para deter foguetes de médio alcance.
Preparação. Em cidades de todo o país, israelenses foram a centros públicos para obter máscaras antigás. SivanYehieli, presidente do comitê de resposta civil emergencial nas comunidades próximas à fronteira com a Síria e com o Líbano, disse à rádio do Exército que as localidades da região estão preparando seus abrigos antibomba para possíveis ataques e treinando os estudantes nas rotas de fuga para esses locais.
"Os cidadãos de Israel precisam estar tão preparados quanto o Exército", disse Yehieli. "Nãoqueremos ser surpreendidos." / REUTERS e AP

Via: Resenha do Exercito - Estadão.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário