28/05/2013

Polêmica sobre armas complica iniciativa de paz para a Síria


 
Polêmicas entre a Rússia e o Ocidente sobre armar ou não as facções em conflito na Síria turvaram nesta terça-feira a perspectiva de um processo de paz, abalado de antemão também pelos desentendimentos internos da oposição ao governo do presidente sírio, Bashar al-Assad.


Enquanto governos ocidentais discutem se devem fazer algo, e o que, a respeito da Síria, os principais aliados de Assad, como Rússia, Irã e o grupo xiita libanês Hezbollah, se unem ao redor dele.
A Rússia, que protege Assad diplomaticamente desde o início da rebelião síria, em março de 2011, disse que irá entregar um avançado sistema de defesa aérea S-300 a Damasco, apesar das objeções de Estados Unidos, França e Israel.

sistemas de defesa aérea S-300

 
Moscou, por sua vez, acusa a União Europeia de "atirar lenha na fogueira" e "abalar" as chances de realização de uma conferência de paz em Genebra, ao permitir que um embargo de armas à Síria expire.

França e Grã-Bretanha, maiores potências militares europeias e mais ardorosas defensoras do fim do embargo, dizem que ainda não se decidiram por armar os rebeldes, mas que desejam pressionar Assad a negociar.

"Nosso foco nas próximas semanas é a conferência de Genebra", disse o chanceler britânico, William Hague. "O que isso está fazendo é enviar esse sinal alto e claro ao regime e ... sendo muito claro sobre a flexibilidade que temos se ele se recusar a negociar".

O chanceler russo, Sergei Lavrov, disse que as potências ocidentais estão pondo em risco toda a ideia de uma conferência, e seu adjunto, Sergei Ryabkov, defendeu o fornecimento de mísseis a Damasco.
"Achamos que tal entrega é um fator estabilizador, e que tais passos sob muitos aspectos contêm alguns cabeças-quentes", disse ele.

Os S-300 podem interceptar aviões tripulados e mísseis teleguiados, e com eles Assad passa a ter mais chances de permanecer no poder.


Apesar das suas diferenças, Rússia e Estados Unidos tentam organizar no mês que vem uma conferência internacional que leve ao fim de uma guerra civil que começou há 26 meses, já matou estimadas 80 mil pessoas e ameaça se espalhar para outros países do Oriente Médio.

Mas não há consenso sobre se Assad deve desempenhar qualquer papel em qualquer transição política, e o principal grupo de oposição apoiado pelo Ocidente ainda nem afirmou se vai participar da conferência.

Diplomatas em Genebra disseram que a conferência poderá ser realizada na Organização das Nações Unidas (ONU) em 15 e 16 de junho, pouco antes de EUA, Rússia e líderes da UE se reunirem em uma cúpula do G8 na Irlanda do Norte, em 17 de junho.

Fonte: Reuters


Nenhum comentário:

Postar um comentário