01/05/2013

Exército francês recebe seu primeiro Tiger HAD



Matéria originalmente do Voo Tático 

A ALAT recebeu seu primeiro helicóptero da ataque Tiger HAD. O Tiger foi desenvolvido em várias versões distintas para atender a necessidades específicas de cada cliente: inicialmente duas versões para a França (HAP e HAD) e uma para a Alemanha (UHT). Mais tarde surgiu a versão australiana (ARH). A Espanha comprou a versão HAD, semelhante à francesa. 

Há algum tempo eu ia escrever um artigo sobre a escolha francesa dos dois modelos, mas acabei deixando de lado e agora estou meio sem tempo de pesquisar. A ideia era economizar recursos tanto na aeronave (a versão HAP, para reconhecimento e apoio aéreo aproximado, é mais barata que a HAD, vocacionada para ataque e operações anti-carro) quanto na especialização das tripulações (haveriam programas diferentes de treinamento para cada um dos modelos).

Não sei até onde essa redução de custos realmente se confirmou. O fato é que a França comprou os seus HAP – não sei se todos, mas uma boa quantidade – para depois iniciar a compra dos HAD. Esse intervalo foi tão grande que muita gente acreditou que o HAD não seria efetivamente adquirido.

Outra curiosidade é que o Tiger HAD francês, a exemplo do Tiger HAD espanhol, será armado com mísseis Hellfire, de fabricação americana. O míssil PARS 3 LR, que foi projetado para ser o armamento primário do Tiger parece que vai vingar apenas na versão alemã.

Na foto, o Tiger HAD francês em seu primeiro voo, no final de 2010 (Eurocopter).


Nenhum comentário:

Postar um comentário