10/12/2012

Corveta “Barroso” conclui participação na Operação “IBSAMAR-III”

 

A Corveta “Barroso” participou da Operação “IBSAMAR-III” (Índia, Brasil e África do Sul), realizada, entre os dias 10 e 26 de outubro, ao longo da costa sul-africana. A operação tem o propósito de contribuir para ampliar o nível de adestramento das tripulações na execução de exercícios navais convencionais e no gerenciamento das ameaças assimétricas; ampliar os laços de amizade e interoperabilidade entre as Marinhas participantes; e contribuir para a capacidade de dissuasão clássica. 

 Este ano, coube ao Brasil o Comando da Força Tarefa da operação, que contou com a participação dos seguintes navios: Fragata “Amatola”, Submarino “Queen Modjajdi I” e Navio Caça-Minas “Umzimkulu”, da Marinha da África do Sul; Corveta “Barroso”, da Marinha do Brasil; e Navio-Tanque “Deepak” e “Destroier Delhi”, da Marinha da Índia; além de helicópteros, destacamentos de Operações Especiais dos três países e aeronaves de ataque da Força Aérea sul-africana.

A “IBSAMAR-III” teve três fases de porto intercaladas por duas fases de mar.
Durante as fases de mar, pela primeira vez, foram realizados exercícios de interdição de área marítima para fazer frente às ameaças assimétricas, pirataria, terrorismo e apoio a desastres com ajuda humanitária, bem como exercícios navais clássicos, tais como navegação em canal varrido, operações aéreas, tiro antiaéreo noturno e reabastecimento no mar.

As fases de porto foram marcadas pelas reuniões de planejamento, crítica e encerramento, recepções a bordo dos navios, visitas protocolares, competições esportivas e palestras sobre temas de interesse para as Marinhas. Foram visitados os portos sul-africanos de Simon’s Town e Cape Town, onde registrou-se a expressiva presença de cerca de mil pessoas/dia.

Fonte: Marinha do Brasil
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário