17/12/2012

Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste realiza a Operação “ADESTREX NE-IV”

Navio-Patrulha “Goiana”


Entre os dias 20 e 23 de novembro, o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste realizou a Operação “ADESTREX NE-IV”, na qual quatro navios, dos cinco subordinados a esse Comando de Força, fizeram-se ao mar no litoral dos Estados do Rio Grande do Norte e Ceará. Durante os dois dias de mar, elevou-se o grau de adestramento das tripulações em exercícios operativos, em especial aqueles que visam à capacitação dos meios para exercerem suas tarefas específicas, conforme previsto na Doutrina Básica da Marinha.
 
O grupo de navios (Grupo-Tarefa) foi composto pelo Rebocador de Alto-Mar "Triunfo" e pelos Navios-Patrulha "Grajaú", "Guaíba" e "Goiana". Foram realizados diversos exercícios, tais como navegação em baixa visibilidade e canal varrido, manobras táticas, transferência de óleo no mar, carga leve, defesa de plataforma de petróleo, trânsito com ameaça de superfície, tiro sobre alvo à deriva, reboque, tiro antiaéreo, fundeio, entre outros.

A fim de elevar o preparo das unidades para contraporem-se a ameaças assimétricas, foram realizados três adestramentos que colaboraram para o preparo dos meios que patrulham os mares do nordeste brasileiro: o tiro de superfície realizado em formatura de linha de frente; a defesa da bacia petrolífera de Guamaré (RN), que contou com o Navio-Patrulha “Guaíba” como figurativo inimigo; e o trânsito sob ameaça de superfície, no qual coube ao Navio-Patrulha “Grajaú” a tarefa de atacar uma força em trânsito no litoral.

Fonte: Marinha do Brasil

2 comentários:

  1. Top Most Expensive Cars, Top Most popular and Speed Cars with stylish and Beautiful Pictures.
    worldlatestvehicles.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Make Money Online without any Investment, Just Click the Website and Start Earning
    www.jobzcorner.com

    ResponderExcluir