27/11/2012

Rússia atrasará em 4 anos a construção do seu novo “super porta-aviões”



O Ministério da Defesa da Federação Russa decidiu interromper a construção de uma nova classe de “super porta-aviões” nucleares em 4 anos, informou hoje uma fonte ligada ao comando da Armada Russa.

Segundo a fonte, a decisão de deixar a construção de uma nova classe de porta-aviões em 2018 veio depois que uma comissão da Armada Russa avaliou de forma minuciosa o projeto da nova classe de porta-aviões apresentado.

O projeto apresentado na verdade não se tratava de uma nova classe de porta-aviões, mas sim um avivamento do Project 1143.7 “Ulyanovsk”. Esse projeto consistia em uma classe de super porta-aviões idealizado no meio da década de 1980 na extinta URSS. O projeto não foi materializado devido a cortes no programa.

Segundo uma fonte da Comissão Militar-Industrial, a Marinha Russa necessita de um porta-aviões moderno, o qual deverá estar década à frente de seu tempo e não ser um analogo de porta-aviões modernos disponiveis nos EUA e em outros países. De acordo com os requisitos da Marinha russa, o porta-aviões precisa estar décadas à frente do seu tempo, capaz de efetuar toda uma série de tarefas em quase todos os ambientes – no espaço, no ar, na terra, na água e sob a água.

Para os russos, caso o seu país decidisse revivar o Project 1143.7 “Ulyanovsk”, quando o porta-aviões estivesse em operação, o mesmo não estaria no nível tecnológico e operacional dos novos porta-aviões americanos.

Para cumprir sua missão o novo porta-aviões russo tem que interagir com satélites de espionagem em órbita e sistemas de focalização. Como esperado, a nave será capaz de por gerir grupos de aviação e seus mísseis tem que atingir navios inimigos e alvos terrestres.

Como esperado, a nave será capaz de por grupos de aviação e mísseis atingiram a superfície do mar e alvos terrestres.

O porta-aviões terá uma planta propulsaro nuclear, o que fará com que seu uso seja ilimitado. Ele será capaz de operar independentemente ou como parte de uma força tarefa de batalha de seis navios de superfície e submarinos.

Ainda não se sabe ao certo quanto será a capacidade de deslocamento do novo porta-aviões. O que temos de concreto é que o atual porta-aviões russo, o Almirante Kuznetsov, pode delocar até 62 mil toneladas. Já o Project 1143.7 “Ulyanovsk” previa um super porta-aviões com deslocamente superior a 82 mil toneladas. O que é certo também é que o novo porta-aviões russos será menor que os analogos americanos e que o mesmo abrigará até 80 aeronaves  - o Almirante Kuznetsov pode operar 63 aeronaves, dentre elas 42 caças de combate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário