18/08/2012

Submarino nuclear de ataque russo “Severodvinsk” pode ser comissionado ainda esse ano


O submarino nuclear de ataque russo K-329 Severodvinsk (Projeto 885 ‘Yasen) pode entrar em serviço antes do encerramento do ano, declarou hoje o comandante da Armada Russa, o vice-almirante Viktor Vasilyevich Chirkov.

“O submarino (“Severodvinsk”) do Projeto 885 Yasen já iniciou os testes (estatais) e esperamos que possa içar a bandeira antes do final do ano”, disse Chrikov.

Alguns meios noticiosos russos afirmaram que o submarino K-329 Severodvinsk iria ser comissionado somente em 2013 depois que supostamente fora detectados problemas no sistema de propulsão do submarino.

Ontem, conforme noticiou o blog, um alto funcionário da United Shipbuilding Corporation (OSK) desmentiu as informações acerca disso e assegurou que o submarino seria comissionado antes do final de 2012. Ademais, ele também disse que os reatores do submarino não apresentam nenhum problema.

Os submarino nuclear multifuncional K-329 Severodvinsk foi posto em quilha em 1993 e, é o navio insígnia do Projeto 885 Yasen, classe essa que terá no mínimo 8 modernos submarinos. Atualmente mais um submarino dessa classe, o Kazan está sendo construído. Um terceiro submarino, ainda sem nome, poderá ter iniciada a sua construção ainda esse ano.

O K-329 Severodvinsk mede 119 metros de comprimento, desloca 8.600/13.800 toneladas, desenvolve uma velocidade de 16/31 nós e poderá mergulhar até 600 metros de profundidade. Sua tripulação é constituída de 90 homens e seu armamento incluí mísseis de cruzeiro, torpedos, mísseis antinavio, torpedos e minas.

Fonte: O Informante


Nenhum comentário:

Postar um comentário