09/03/2012

Testes de lançamentos com sucesso do míssil ar-ar A-Darter em janeiro



O míssil ar-ar de curto alcance de quinta geração A-Darter, guiado por infra-vermelho, e produzido pela Denel Dynamics, deu mais um passo para a produção, após uma bem sucedida série de lançamentos guiados não revelados em janeiro.


O conjunto R1, do programa bilionário de mísseis entre África do Sul e Brasil, está em seu quinto ano de desenvolvimento, e apenas uma mão-cheia de países no mundo são capazes de desenvolver mísseis nesta classe.


“Nós executamos com êxito os disparos de mísseis guiados com uma plataforma aérea, um caça Saab Gripen da Força Aérea da África do Sul (SAAF), na área de testes local de Overberg”, disse Olivier Deon, gerente de Desenvolvimento de Negócios para os mísseis ar-ar. “Estes lançamentos foram realizados contra (entre outros) um drone alvo de alta velocidade Skua da Denel Dynamics, que foi projetado para avaliar os testes de mísseis de velocidades subsônicas altas.”

O programa entrou agora na sua fase de qualificação, e está seguindo bem no seu caminho para a conclusão no próximo ano (2013), com o objetivo final de entrar em produção até o final do mesmo ano.

O avião de caça inicial para a integração são os Gripen e os jatos de treinamento Hawk para a Força Aérea da áfrica do Sul, e para os Northrop F-5M da Força Aérea Brasileira. É provável que o A-Darter deva entrar em serviço operacional em ambas as forças aéreas em 2014, disse a Denel Dynamics, num comunicado divulgado na mostra de Defesa e Segurança 2012 na Ásia, na Tailândia.

A empresa disse que a relação com a Força Aérea Brasileira e com a indústria brasileira sobre o programa de desenvolvimento tem fortalecido os laços entre os dois países e pode levar a mais oportunidades de cooperação. “Há também oportunidades de exportação significativas para este produto em outros mercados, particularmente com a facilidade de integração do A-Darter em aeronaves de todas as plataformas”, disse Olivier.

O A-Darter foi lançado com sucesso pela primeira vez em voo de um avião de caça Gripen, no dia 17 de Junho de 2010. Isto levou a todas os disparos subseqüentes ocorrendo com a autorização para o transporte de armas completo e em diferentes envelopes de disparo do Gripen. Em última análise, resultou num programa bem sucedida – elogiado pela SAAB, bem como por autoridades de certificação sul-africanas.

Fonte: DefenseWeb – Tradução: Cavok

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