03/11/2011

Chegam o 6º lote de blindados do Projeto Leopard


Blindados do Exército chegam ao Porto do Rio Grande

Desembarcou, nesta terça-feira, 1º, no Porto do Rio Grande, o 6ª lote de blindados do Projeto Leopard, do Exército Brasileiro. Os 37 carros de combate vieram da Alemanha, a bordo do navio Grande Francia, de bandeira Italiana. A embarcação atracou no Porto às 13h de hoje, 1º. Além dos carros, também desembarcaram dois contêineres com suprimentos (peças de manutenção) e uma torre didática destinada ao treinamento das equipes de tiro da corporação.

Nesta quarta-feira, 2, os tanques, que pesam cerca de 42 toneladas, e o restante do material começam a ser transportados em oito carretas para Santa Maria. Cada carreta conduzirá um tanque por vez e se deslocará com velocidade entre 50 e 60 quilômetros por hora. Cada viagem deverá durar oito horas. O transporte dos 37 carros de combate deverá se estender por 15 dias. Os blindados ficarão no Parque Regional de Manutenção/3, onde passarão por testes de recebimento para verificação dos sistemas eletrônicos e mecânicos, de motor e de tiro, entre outros.

Após a fase de testes, os blindados serão distribuídos entre os regimentos de Carro de Combate do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.


O Projeto Leopard faz parte do plano de reaparelhamento e modernização das Unidades Blindadas do Exército Brasileiro e trata-se de um contrato de compra e apoio estabelecido pelo governo brasileiro, por intermédio do Ministério da Defesa, com o Governo da República Federal da Alemanha.

O sétimo e último lote do Projeto Leopard deve chegar ao Brasil, até o fim de janeiro de 2012. No total, foram adquiridas 220 viaturas Blindadas de Combate Carro de Combate (VCB CC) Leopard 1A5; sete viaturas blindadas especializadas Socorro (VBE Soc); quatro viaturas blindadas especializadas Lança Pontes (VBE L Pnt); quatro viaturas blindadas de Combate de Engenharia (VBC Eng) e quatro viaturas blindadas Escola de Motorista. O projeto compreende ainda diversos equipamentos de simulação, rádios, além de ferramental, suprimentos, manuais, treinamento de recursos humanos e suporte logístico para todos os materiais de emprego militar.


Um comentário:

  1. NADA SE FALA SOBRE ESSES CARROS, NADA SE DIZ, É UM SILENCIO COMPLETO, COMO SE ALGUMA COISA ERADA ESTIVESSE POR TRAZ DISSO ????!!!!! QUANTO O LULA GANHOU PARA COMPRAR CORROS VELHOS, SUCATAS DA DECADA DE 80 ( 1980 )

    ResponderExcluir