17/08/2011

RAAF vai decidir até 2012 se vai adquirir mais caças Super Hornet



O Ministro da Defesa da Austrália Stephen Smith definiu o ano de 2012 como prazo final para tomar a decisão de comprar aviões adicionais Boeing F/A-18F Super Hornet devido aos atrasos na entrega dos novos caças de quinta geração Joint Strike Fighters (JSF). O ministro garantiu que não vai permitir novos gaps operacionais entre a aposentadoria dos atuais caças F/A-18 Hornet e a entrada em operação do JSF.
Segundo os planos atuais, a Austrália está visando adquirir até 100 caças avançados Lockheed-Martin F-35 JSF, num custo avaliado em US$ 16 bilhões. Mas até agora a Austrália fechou um acordo para compra de apenas 14, com os dois primeiros exemplares chegando para RAAF em 2014-2015 para treinamento dos pilotos.
O ministro Smith disse que 71 caças Hornet “Classics” da RAAF estão sendo atualizados e que permanecerão em serviço até 2020, quando o JSF deverá estar plenamente operacional. Vinte dos 24 novos Super Hornets já foram entregues, com o restante devendo chegar ainda este ano.
Ele disse que a Austrália prudentemente decidiu comprar a versão de decolagem e pouso convencional (CTOL) do JSF, em vez de optar pelo modelo mais problemático de decolagem curta e pouso vertical (STOVL). Assim, o governo depositou uma confiança adicional nos planos para lidar com os aumentos de custos e atrasos do programa JSF.
O Conselho do Departamento de Defesa dos EUA sinalizou que a Austrália pode aguardar até 2013 para fazer um julgamento sobre se soluções alternativas serão necessárias para garantir que não ocorra diferença nas capacidades operacionais, disse ele.
“Eu não estou propondo que esperar até o último minuto. Proponho recomendar ao governo que tome essa decisão no próximo ano,” disse o Sr. Smith. “Sempre existe um plano B – mais caças Super Hornets”.
Além disso, o ministro australiano disse que a maior preocupação atual é o custo do programa, e também está lidando com isso para ajustar o orçamento com a real necessidade da Real Força Aérea Australiana.
Fonte:AAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário