14/08/2011

ARA Uruguay - Parte I

"ARA Uruguay" partindo de Buenos Aires

A corveta ARA "Uruguay", foi construída em Birkenhead, na Inglaterra, pela companhia Laird Brothers por um preço de 32.000 libras esterlinas ( R$ 82.300 reais na cotação atual ), chegou na Argentina em 1874 como parte da famosa frota Sarmiento, a primeira frota da Marinha Argentina composta de navios de metal.
Comissionada oficialmente em Setembro de 1874, a corveta têm 137 anos, hoje é utilizada como museu da "Armada de la República Argentina" (marinha argentina) estando localizada na cidade de Buenos Aires no bairro Puerto Madero.

Durante sua história operacional (1874-1926) a corveta Uruguai foi utilizada como canhoneira, navio escola, navio de apoio para expedições, navio de resgate da Antártida, navio de suprimentos para bases de pescadores e navio de levantamento hidrográfico.


Apesar de tantos serviços prestados, sua viagem mais famosa foi a missão de resgate ao navio "Antarctic", o qual foi destruído pelo gelo enquanto participava de uma expedição sueca à Antártica liderada por Otto Nordenskiöld (06/12/1869 – 02/06/1928), um explorador sueco.

Para realizar o resgate, em 1903 o navio foi amplamente reformado especificamente como um navio de resgate a vapor com propulsão a velas auxiliares. O motor original foi substituído por um motor mais compacto e mais potente, permitindo maior armazenamento de água, carvão e óleo combustível para aquecimento. Anteparas adicionais para criar um total de oito compartimentos e reforço do casco foram adicionados. As quilhas de esgoto foram removidos para facilitar a passagem pelo gelo sem haver danos. Proteção contra tempestades e ondas foram adicionadas no convés na proa e popa do navio. Isolamentos adicionais de cortiça e serragem foram adicionados.

O estado de preservação é impressionante, sendo uma visita obrigatória aos turistas apaixonados por história, navios e armamentos em geral. O preço da entrada é apenas $ 2 pesos, o equivalente a 1 real.

Detalhes e especificações:

Lançada: 6 de Março de 1874

Comissionada: 1874

Descomissionada: 1926

Deslocamento: 550 toneladas

Comprimento: 46,36 m (cerca de 150 pés)

Boca: 7,63 m (cerca de 25 pés)

Calado: 3,5 m (cerca de 11,5 pés)

Propulsão: Vapor, 475 cv, hélice, equipamento de navio à vela

Velocidade: 6 nós de cruzeiro, 11 nós máxima

Alcance: 1500 milhas

Curiosidades:

1- A corveta "Uruguay" talvez seja o navio mais antigo da América do Sul com 137 anos.

2- A fusão da Laird Brothers (construtora da corveta "Uruguay") e da Johnson Cammell & Co. originou a Cammell Laird, que hoje é uma das empresas de engenharia naval mais famosas do mundo, responsável pelo desenvolvimento de alguns projetos ingleses clássicos, listados abaixo:

- Porta-aviões classe Ark Royal, utilizados durante a segunda guerra mundial (WWII).

- Destroyers Type 42, como o HMS Coventry (D118) , que foi afundado por um avião argentino durante a guerra das Malvinas/Falklands em 25 de maio de 1982.

- Fragatas Type 22 , como o HMS Campbeltown's (F-86) , descomissionado em 7 de Abril de 2011, após cortes no orçamento do Ministério da Defesa Inglês.

- Submarinos classe Victoria, HMS Victoria (SSK 876), que atualmente pertence ao Canadá e foi renomeado HMS Unseen (S41).

= O projeto das fragatas Type 22 foi uma parceria entre a Cammell Laird, Yarrow Shipbuilders e a Swan Hunter. . No Brasil são conhecidas como classe Greenhalgh. A Marinha do Brasil possuí hoje, 3 Type 22 em serviço ativo e 1 como fonte de peças de reposição sendo respectivamente: F Greenhalgh (F-46), F Bosísio (F-48), F Rademaker (F-49) e F Dodsworth (F-47), esta última fora de serviço.

Endereço: Av. Alicia Moreau de Justo - Dique 3 - Puerto Madero, Buenos Aires, Argentina.



Fonte: Maritime Quest, Armada Argentina

Fotos: Armamento e Defesa

Vídeo: Zeekzilch

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