Chefe antiterrorista alerta para risco de 'ataques espetaculares' no Ocidente. Número de prisões de mulheres jihadistas cresceu no Reino Unido.
O chefe da unidade antiterrorista da polícia do Reino Unido, Mark Rowley, advertiu nesta segunda-feira (7) que o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) pretende cometer "enormes e espetaculares" atentados em países ocidentais.
O Estado Islâmico é "um grupo terrorista que, por um lado, atuou como uma seita que utiliza a propaganda para radicalizar as pessoas, mas que também está tentando organizar grandes ataques", analisou o chefe policial.
"O esforço por descobrir qualquer vínculo dentro dessas redes que tenha chegado ao Reino Unido é, obviamente, uma de nossas grandes prioridades", explicou Rowley.
Mulheres
Nos últimos três anos, o número de detenções nas ilhas britânicas por suspeita de terrorismo aumentou 57% em comparação com os três anos anteriores.
Em cerca de metade dos casos a polícia apresentou acusações contra os detidos, 77% deles de nacionalidade britânica.
Rowley ressaltou que o número de mulheres e adolescentes envolvidas nessas operações policiais têm crescido: nos últimos três anos, 14% dos detidos eram mulheres, e 13% tinham 20 anos ou menos. "Esse não era o cenário com o qual trabalhávamos há apenas alguns anos. Isto nos indica que a radicalização, os efeitos da propaganda e o modo pelo qual o EI envia suas mensagens está calando em alguns indivíduos", afirmou.
A polícia britânica começou a utilizar psicólogos especializados para tratar tanto adolescentes com risco de serem radicalizados como com suas famílias para tentar reverter essa situação.
Fonte: G1