25/11/2013

Cargueiro da Embraer voa em 2014


 
O gigante está trancado em uma sala grande como ele mesmo, um prédio inteiro para acomodar com folga o corpo de 35 metros. O modelo em escala real do novo jato da Embraer, o cargueiro militar KC-390, criado para cumprir várias missões, fica isolado na reservada unidade de Eugênio de Melo, a 20 quilômetros da sede da empresa em São José dos Campos. O jato em modelagem ainda está sem as asas - seriam necessários outros 35 metros.

21/11/2013

Brasileiro festeja triunfo sobre grupo no Congo, mas ação da ONU segue



Sete meses após ser convocado para comandar a missão de paz da ONU na República Democrática do Congo, a única com autorização para atacar rebeldes, o general brasileiro Carlos Alberto dos Santos Cruz, de 60 anos, comemora o fim do confronto com o Movimento 23 de Março (M23), o maior grupo guerrilheiro do país, que anunciou no dia 5 o encerramento da luta armada.

Exército Brasileiro testa novo blindado na missão no Haiti




Olívia Freitas e Fabio Zanini
Enviada Especial a Campinas/ Editor de "Mundo"

O Exército Brasileiro empregará um novo blindado, o Guarani, na força de paz que lidera, no Haiti. Os militares vêm realizando testes no veículo desde 2011.

Submarino nuclear ganhou força com pré-sal



Igor Gielow
Diretor da Sucursal de Brasilia

Raridade em termo de prioridade pública, o Prosub e o KC-390 são projetos bem distintos em sua concepção. Para a Marinha, a obtenção de uma força submarina relevante sempre foi prioridade. Em 1983, o governo assinou um acordo com a Alemanha, trazendo ao país os populares modelos de propulsão diesel-elétrica da série IKL-209/1.400.

16/11/2013

CRUZEX - Combates foram além do alcance visual




Velocidades mais rápidas que a do som, altitudes superiores a 14 mil metros, mísseis de alta tecnologia com capacidade de perseguir seus alvos por dezenas de quilômetros e radares que localizam aeronaves a mais de 100 km de distância. Com essas características, os combates realizados na CRUZEX Flight 2013 acontecem sem nenhum contato visual. Isto é: os pilotos de caça combatem sem ver seus oponentes, em um cenário chamado de BVR, do inglês Beyond Visual Range (BVR), ou seja, além do alcance visual.

CRUZEX - Exercício aéreo expõe limitação da FAB


A Força Aérea Brasileira encerrou seu maior exercício de combate, a Cruzex 2013, com um enorme saldo positivo - oito países participantes, 4.630 militares, 1.240 horas de voo, 92 aeronaves diretamente envolvidas - e a exposição de uma séria limitação, a falta de aviões tanque próprios, jatos, para fazer o reabastecimento de caças no ar.

11/11/2013

Mergulhadores de Combate brasileiros treinam com Navy Seals Libaneses


 No período de 27 a 29 de agosto, o Destacamento de Mergulhadores de Combate (DstMec), embarcado na Fragata “União”, Navio Capitânia da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), realizou treinamento combinado com os Navy Seals libaneses, a bordo da “União” e na base do Marine Command Regiment, sediado na cidade de Amchit, Líbano.

Adestramento da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea



 Rio de Janeiro – As Unidades de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro encerraram o ano de instrução com um exercício de tiro real. A atividade foi coordenada pela 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, na sede do Centro de Avaliações do Exército, localizado na Marambaia, no Rio de Janeiro. Durante a Escola de Fogo, foram executados cerca de 2 mil tiros reais.

Fábricas de Évora da Embraer já produzem peças para novo avião militar KC-390


 As primeiras peças do novo avião militar KC-390 da construtora aeronáutica Embraer já começaram a ser produzidas nas fábricas de Évora da empresa brasileira, revelou à agência Lusa o administrador Paulo Marchioto.

03/11/2013

Helicópteros de ataque chegam à Natal


 Depois de 15 horas de viagem de Porto Velho (RO) à Base Aérea de Natal (BANT), três AH-2 Sabre do Esquadrão Poti pousaram no pátio de operações para participar pela primeira vez da CRUZEX. Passando por seis cidades (Manaus, Santarém, Belém, Santa Cruz, São Luís e Fortaleza), os helicópteros chegaram às 11h desse sábado (02/11) e realizaram sobrevoo sobre a pista antes de pousar.

Força Aérea do Uruguai chega à Base Aérea de Natal


 Oito aeronaves e 57 militares da Força Aérea do Uruguai chegaram na tarde desta sexta-feira (1/11) à Base Aérea de Natal para o exercício CRUZEX Flight 2013. Os uruguaios irão participar da manobra com seis aeronaves de combate: três A-37B Dragonfly e três IA-58 Pucará. Para o transporte das equipes de apoio, foram mobilizadas uma aeronave C-130B Hércules e outra C-120 Brasília.

Equador estreia na CRUZEX com avião fabricado no Brasil


 Pela primeira vez em 11 anos, o Equador participa de um exercício CRUZEX. As três aeronaves A-29 Super Tucano da Fuerza Aérea Ecuatoriana pousaram na Base Aérea de Natal às 19 horas dessa sexta-feira (01/11) e já se posicionaram ao lado das aeronaves da Força Aérea Brasileira.

Caças e reabastecedor chileno chegam para a CRUZEX


 Oitenta e um militares e sete aeronaves da Força Aéra do Chile chegaram neste sábado (2/11) à Base Aérea de Natal para participar da sétima edição da CRUZEX. Os chilenos trouxeram seis caças F-16 Fighting Falcon e um aeronave reabastecedora KC-135, que ficará na Base Aérea de Recife.