05/08/2011

Indústria nacional fornece farda camuflada de alta tecnologia para FAB


Os uniformes de campanha da Força Aérea Brasileira possuem um exclusivo padrão de camuflagem que dificulta a visualização do militar que se desloca dentro de uma mata ou floresta. O que pouca gente sabe é que, além de ser muito difícil de se ver a olho nu, o uniforme é quase invisível quando focalizado por sistemas de visão infravermelho, ou óculos de visão noturna. “Esses óculos são largamente utilizados em conflitos modernos, e ter a capacidade de não ser visto por eles é uma vantagem operacional importante”, revela o Coronel Intendente Sidney Francisco de Paulo, que participou do processo de implantação do uniforme na FAB.

Para chegar a esse resultado, o tecido, que é produzido no Brasil, passa por um processo químico que confunde os raios emitidos pelos óculos de visão noturna. “Essa tecnologia anti-infravermelho coloca o uniforme da FAB entre os mais avançados do mundo”, explica o Brigadeiro Intendente Eurico Jorge de Lima, subdiretor de abastecimento da FAB. 
Anualmente a Força Aérea fornece cerca de 85 mil conjuntos de uniformes camuflados para seu efetivo. Cerca de 38 mil militares recebem o fardamento gratuitamente em quantidades que variam em função da região do País.

Os militares com grau hierárquico a partir de terceiro sargento adquirem o uniforme exclusivamente nos Postos Regionais de Venda de Fardamento da Aeronáutica, conforme as suas necessidades. Todo o material é produzido e confeccionado por empresas brasileiras e adquirido por meio de licitações.
 









  As imagens acima mostram a farda camuflada a luz do dia e sob visão noturna.

Fonte/Imagens: Força Aérea Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário