04/08/2011

Exército assume a guarda do Monumento Nacional aos Mortos da II Guerra Mundial

 
No dia 31 de julho, foi realizada a cerimônia de troca da guarda do Monumento Nacional aos Mortos da II Guerra Mundial (MNMSGM). Durante o evento, a Força Aérea Brasileira, representada pelo Batalhão de Infantaria Aeronáutica Especial do Rio de Janeiro, realizou a passagem do serviço de guarda ao Monumento para o Exército Brasileiro, que prestará as honras militares junto ao Túmulo do Soldado Desconhecido e guardará o recinto do MNMSGM, mantendo a ordem, a vigilância e a sua segurança durante o mês de agosto.
O Monumento Nacional aos Mortos da II Guerra Mundial foi idealizado pelo Marechal João Baptista Mascarenhas de Moraes, Comandante da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que não mediu esforços e dedicação em trazer de volta à Pátria os heróis imolados nos Campos de Batalha da Itália.
Assim, no ano de 1960, partiu para Pistoia, na Itália, uma Comissão com a incumbência de proceder à exumação dos 462 corpos existentes no Cemitério Brasileiro ali localizado e prepará-los para o translado para o Brasil, que ocorreu no mesmo ano.
Em solenidade, as urnas foram levadas para o Monumento e colocadas nos respectivos jazigos do Mausoléu. Uma das urnas de mortos não identificados passou a simbolizar o "Soldado Desconhecido" e foi entregue pelo Antigo Comandante da FEB, Marechal Mascarenhas de Moraes, ao então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, que a depositou na base do Pórtico Monumental, onde se encontra até hoje.
A cerimônia militar foi presidida pelo Comandante Militar do Leste, General-de-Exército Adriano Pereira Junior, e contou com a participação de representação da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e de autoridades civis, militares e convidados.

Fonte/Imagens: Exército Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário