08/08/2011

Afegão: Taleban teria atraído helicóptero dos EUA para armadilha


A derrubada de um helicóptero militar dos Estados Unidos no Afeganistão teria acontecido após o Taleban atrair as forças americanas para uma armadilha, afirmou nesta segunda-feira uma autoridade afegã à agência France Presse. A Otan e o governo dos EUA não confirmaram a informação.
Trinta soldados americanos, incluindo integrantes de forças especiais, sete soldados afegãos e um intérprete foram mortos na queda do helicóptero, que aconteceu na sexta-feira.
De acordo com a autoridade afegã, que não quis ser identificada, um comandante do Taleban, Qari Tahir, teria enganado as forças americanas passando a informação de que uma reunião de militantes aconteceria na província de Wardak. Quatro paquistaneses teriam ajudado Tahrir.
"O Taleban sabia qual rota o helicóptero seguiria, porque só existe uma", afirmou a autoridade. "Eles tomaram posições nos dois lados do vale e, quando o helicóptero se aproximou, o atacaram com foguetes e outras armas."
A autoridade acrescentou que o governo do Afeganistão acredita que o ataque tenha sido retaliação ao assassinato de Osama bin Laden, em maio. Entre os mortos estão integrantes da equipe Navy Seals, que esteve por trás da operação que matou o líder da Al-Qaeda, mas o governo americano disse que nenhuma das vítimas da queda do helicóptero tinha participado da missão.
O porta-voz do Taleban, Zabiullah Mujahid, não confirmou nem descartou a hipótese de armadilha. "Usamos várias táticas nos últimos dez anos. Essa pode ter sido uma tática, o informante pode ser um dos nossos", afirmou.
Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, a Otan informou apenas que o helicóptero participava de uma missão que tinha como alvo um líder do Taleban. As tropas seguiam em direção a um local onde ocorria uma batalha entre soldados e insurgentes no vale de Tangi, província de Wardak.

Fonte:IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário