09/07/2011

Sobe para 127 número de mortos em acidente aéreo no Congo

O Ministério dos Transportes da República Democrática do Congo (RDC) aumentou para 127 o número de mortos após a queda de um Boeing 727 da companhia aérea Hewa Bora no Aeroporto Internacional de Kisangani, no nordeste do país africano. O avião levava 178 a bordo, e 51 pessoas sobreviveram.
A porta-voz do governo Gudile Bualya retificou relatos anteriores de que havia 112 a bordo da aeronave e que o acidente teria matado 53 pessoas. Ela disse que a companhia aérea avaliou de forma errada a quantidade de passageiros transportados pelo avião. 
Aeronaves da Hewa Bora, que significa ar fresco em swahili, têm um longo histórico de acidentes.
O executivo-chefe da companhia aérea envolvida disse anteriormente à Reuters que havia 110 pessoas a bordo do avião, das quais 53 tinham morrido e 57 sobrevivido.
O acidente ocorreu no aeroporto internacional de Kisangani, importante centro comercial e porto fluvial no leste do país. O Congo, um dos maiores países da África, tem um dos piores índices mundiais em termos de segurança aérea.
"O piloto tentou pousar, mas aparentemente não tocou a pista", disse Stavros Papaioannou, executivo-chefe da companhia aérea Hewa Bora, por telefone à Reuters.
A exemplo das demais companhias aéreas registradas no Congo, a Hewa Bora está proibida de voar na União Europeia por questões de segurança. É o segundo acidente fatal envolvendo a empresa em três anos -- em 2008, um DC-9 da companhia caiu na periferia da cidade de Goma, matando 44 pessoas.



Imagem de arquivo mostra Boeing 727 da Hewa Bora igual ao que caiu nesta sexta-feira, matando ao menos 127

Hewa Bora/France Presse
Imagem de arquivo mostra Boeing 727 da Hewa Bora igual ao que caiu nesta sexta-feira, matando ao menos 127 Após o acidente, um porta-voz governamental disse que as equipes de resgate haviam retirado 40 sobreviventes do Boeing 727, número que depois foi ampliado.

Fonte/Imagens: Folha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário