27/07/2011

Navio-Patrulha “Bracuí” fiscaliza Águas Jurisdicionais Brasileiras

No período de 10 a 15 de julho, o Navio-Patrulha (NPa) “Bracuí” fazia uma Patrulha Naval nas proximidades da Ilha de Marajó (PA), quando foi acionado para localizar uma possível mancha de óleo no mar.

Com o apoio da aeronave P-95, mais conhecida como “Bandeirulha”, do 3º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação da Força Aérea Brasileira, que fazia esclarecimento aéreo naquela área, o NPa “Bracuí” navegou até atingir o ponto sob suspeita de haver resíduos oleosos.

No local, foram coletadas amostras do material da mancha, para análise preliminar realizada pelo laboratório especializado do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM). O material coletado não era óleo, e sim, material orgânico.

Dessa forma, o NPa “Bracuí” contribuiu para o cumprimento e fiscalização das leis e regulamentos, que dispõem sobre a segurança do tráfego aquaviário e a prevenção da poluição do meio hídrico nas Águas Jurisdicionais Brasileiras.

O NPa “Bracuí” é subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, unidade operativa do Comando do 4° Distrito Naval.


Fonte/Imagem: Marinha do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário