09/07/2011

Navio de Assistência Hospitalar “Soares de Meirelles” é adaptado para ajudar ribeirinhos


O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles” encontra-se em fase de conversão, com o intuito de aprimorar sua capacidade de operar nas águas interiores da área do Comando do 9º Distrito Naval (AC, AM, RO, RR), auxiliando as comunidades ribeirinhas da região. Nos dias 23 e 24 de maio, o mais novo navio da Flotilha do Amazonas recebeu a visita técnica do Contra-Almirante (EN) Francisco Roberto Portella Deiana, que buscou identificar e planejar a execução das obras de engenharia naval e mecânica a serem realizadas para a prontificação do navio.

Incorporado à Marinha do Brasil em 17 de setembro de 2010, o NAsH vai disponibilizar consultórios médicos, odontológicos, farmácia, sala de vacinação, sala de raio-X, centro cirúrgico, enfermaria, laboratório de análises clínicas, entre outros.


A tripulação do “Soares de Meirelles” será formada por 7 Oficiais e 40 Praças. Ao lado de outros NAsH como o “Osvaldo Cruz”, o “Carlos Chagas” e o “Doutor Montenegro”, além da assistência médica e odontológica, contribuirá com as atividades de Defesa Civil e com ações cívico sociais em benefício das populações carentes, tais como palestras sobre prevenção de doenças, primeiros socorros, higiene bucal, conscientização para a segurança do tráfego aquaviário e atendimentos de emergência.


Para o mês de julho, está prevista, ainda, inspeções de máquinas, comunicações, combate a incêndio e navegação, a fim de verificar o aprestamento das equipes de bordo e seus equipamentos. Em agosto, será realizada a primeira Operação de Assistência Hospitalar, com duração de 16 dias, visando atender as comunidades dos polos de Tapajós, Trombetas, Nhamundá e Paraná do Ramos (AM).

Fonte/Imagem: Marinha do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário