12/07/2011

JOGOS MUNDIAIS MILITARES - Vila Azul é inaugurada

A Vila Azul, construída pela Força Aérea Brasileira (FAB) para acomodar atletas que participarão dos 5º Jogos Mundiais Militares, foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (11/7), no Rio de Janeiro, pelo Comandante da Aeronáutica Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito.

Localizada no Campo dos Afonsos, berço da aviação brasileira, a Vila Azul possui 67 blocos, com 402 apartamentos, totalizando uma área de 105 mil metros quadrados, sendo a maior área horizontal das três Vilas. O local comportará cerca de 1700 atletas que disputarão as modalidades de vôlei, vôlei de praia, basquete, triatlo, pentatlo aeronáutico, pentatlo moderno, paraquedismo, natação e judô.

Segundo o gerente da Vila Azul, Tenente Coronel Ronaldo Costa da Silva, os atletas receberão uma estrutura de alto nível. “É a primeira vez que se oferecem instalações desse nível. Procurou-se atender aos mais altos padrões de qualidade para que todos os atletas sejam bem servidos. O local foi escolhido devido a sua proximidade com as arenas de competição e os atletas foram separados por modalidade, para que todos recebam o mesmo tipo de tratamento”, disse.
Os apartamentos possuem sala, três quartos, três banheiros, dependência de serviço e varanda. Sem esquecer o meio ambiente, os apartamentos contam também com descargas ecológicas, portas e rodapés de madeira de reflorestamento, tratamento de resíduos e esgoto.

O Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional, Major Brigadeiro do Ar Luis Carlos Terciotti, em seu discurso, lembrou da missão dos Jogos da Paz. “Esta vila foi construída para que os atletas tenham a melhor recepção e estadia, possibilitando a aproximação e o congraçamento entre nações e realizando, na prática, a amizade por meio do esporte”, disse.

A Vila Azul oferecerá diversos serviços às delegações, como posto de atendimento médico, lavanderia, refeitório, sala com acesso à internet, sala de musculação e terminal de transporte. Além disso, haverá centro de imprensa, de credenciamento e de informações do esporte, loja de conveniência, dentre outros.

A construção da Vila Azul foi um esforço de várias frentes e contou com a colaboração de diversos órgãos da FAB. O Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito afirmou o orgulho de entregar uma obra de alto padrão para o Comitê Internacional do Esporte Militar (CISM), mostrando que a FAB é um exemplo de competência e organização.

A Vila Azul se junta a Vila Verde, do Exército, e a Branca, da Marinha, já prontas para receber os atletas e comissões técnicas estrangeiras que participarão dos Jogos da Paz. Juntas, as três Vilas oferecem 8.332 leitos em um total de 106 blocos. Os 5º Jogos Mundiais Militares começam no próximo sábado, dia 16, e vão até o dia 24 de julho, na cidade do Rio de Janeiro.

Fonte/Imagens: Agência Força Aérea

Nenhum comentário:

Postar um comentário