04/07/2011

Grécia intercepta barco da flotilha para a Faixa de Gaza

Um barco canadense da flotilha para a Gaza foi interceptado dez minutos depois de zarpar de Creta, sul da Grécia, pelo Guarda Costeira da Grécia, informou uma das organizadoras do grupo canadense em Atenas.

O barco "Tahrir", com cerca de 40 pessoas a bordo, foi interceptado por "guarda costeiros armados minutos depois da partida", indicou a porta-voz à imprensa.

Na véspera, o ministro israelense das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman, celebrou o bloqueio da flotilha internacional para Gaza e afirmou que a situação é resultado da "ação diplomática" de Israel.

Segundo o ministro, o bloqueio da frota na Grécia, de onde deveria zarpar com destino a Gaza, "é o resultado de contatos intensivos com os Estados da região e com a comunidade internacional".

O chefe da diplomacia israelense elogiou especialmente a atitude do Quarteto Internacional para o Oriente Médio (Estados Unidos, Rússia, União Europeia e ONU), que no sábado pediu a "todos os governos envolvidos" que usem sua influência para evitar a saída de qualquer nova flotilha.

A flotilha, composta por 10 barcos, quer romper o bloqueio imposto por Israel aos palestinos da Faixa de Gaza, controlada pelo movimento radical Hamas.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário