13/07/2011

Fragata “Bosísio” realiza evacuação aeromédica de tripulante de navio mercante, na Operação “SAR-SSE 019”

A Fragata (F) “Bosísio” realizou, em 08 de julho, a evacuação aeromédica de um tripulante de navio mercante (NM) que se encontrava gravemente enfermo.
O NM “EVER SHINING”, de bandeira panamenha, navegava a 610 milhas náuticas (cerca de 1200 km) do porto do Rio de Janeiro, quando reportou ao Serviço de Busca e Salvamento brasileiro, na madrugada de 07 de julho, a necessidade de evacuação urgente de um de seus tripulantes.
Em razão do grave quadro de saúde do tripulante, em estado de coma devido a um traumatismo no dorso, o SALVAMAR BRASIL determinou a abertura do Incidente SAR-SSE 019, sob responsabilidade do Comando do 1º Distrito Naval (SALVAMAR SUESTE), acionando, na ocasião, o Navio de Serviço da Esquadra, F “Bosísio”, com um helicóptero AH-11A “Super Lynx” embarcado.
A Fragata desatracou no início da manhã de 07 de julho da Base Naval do Rio de Janeiro e, na madrugada do dia seguinte, encontrou com o NM, a cerca de 380 milhas (700 km) da costa. No nascer do sol, foi lançada a aeronave orgânica com uma equipe médica para pousar no NM e resgatar o tripulante enfermo.
Na tarde do mesmo dia, quando a distância de terra já permitia, o helicóptero decolou com destino ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Do aeroporto, o paciente foi encaminhado, por ambulância, a um hospital designado pela sua Companhia de Navegação.

Fonte/Imagens: Marinha do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário