22/07/2011

Exército brasileiro dispara foguetes em Goiás

 
No dia 21 de julho, o 6º Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes (6º GLMF) recebeu a visita do Vice-Presidente da República, Michel Temer, do Ministro da Defesa, Nelson Jobin, do Comandante do Exército, General-de-Exército Enzo Martins Peri, e comitiva, que assistiram uma demostração de lançamento de foguetes terra-terra, desencadeada por uma bateria do Sistema Astros 2.
O Astros 2 é um sistema de artilharia para saturação de área, cujo objetivo é lançar um número considerável de munições, num curto intervalo de tempo. Sua bateria de tiro é formada por 6 lançadores múltiplos de foguetes, com capacidade de lançar até cento e noventa e dois foguetes em dezesseis segundos; 3 viaturas remuniciadoras; uma unidade controladora de fogo, que realiza o completo monitoramento da missão de tiro; uma viatura posto meteorológico; e uma viatura posto de comando e controle.
O sistema realiza o disparo de 3 tipos de foguetes (SS-30, SS-40 e SS-60), sendo que o foguete SS-60 possui capacidade de atingir um alvo a uma distância de até 80 km.
Durante o evento, o Vice-Presidente e comitiva puderam conhecer o trabalho desenvolvido pelo 6º GLMF, verificando a importância da indústria nacional no desenvolvimento e na produção de material de defesa com tecnologia agregada e, com isso, as possibilidades de exportação e desenvolvimento de mão de obra especializada.
O Sistema Astro 2 está sendo substituído pela AVIBRÁS, empresa fabricante do modelo, pelo Sistema Astros 20-20, que agrega mais tecnologia aos lançadores. O novo sistema é composto por 49 viaturas, sendo 18 lançadores e 18 remuniciadores, além de unidades de controle e reparo. A aquisição do Astros 20-20 é uma das prioridades do Exército, pois acrescentaria uma evolução para a defesa brasileira.
O atividade contou também com a presença do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General-de-Exército José Carlos De Nardi, de Oficiais-Generais do Alto-Comando do Exército, de integrantes do Ministério da Defesa, da Vice-Presidência da República e do Comando Militar do Planalto.

 Fonte/Imagens: Exército Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário