02/07/2011

Base Aérea de Campo Grande celebra dia da Aviação de Busca e Salvamento

O Dia da Aviação de Busca e Salvamento foi comemorado na quarta-feira (29/06), na Base Aérea de Campo Grande (BACG), com uma solenidade que encerrou também a XXIV Reunião da Aviação de Asas Rotativas, evento que começou na segunda-feira (27/06) e reuniu oito esquadrões de helicópteros e cerca de 100 militares em Campo Grande (MS).  

Durante a solenidade, que foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, foi também realizada a incorporação do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento - EAS (PARA-SAR), que passa agora a ser sediado oficialmente em Campo Grande. Foram entregues as medalhas Nero Moura para 33 militares, comandantes e ex-comandantes de Unidades Aéreas

Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento

O PARA-SAR, como é mais conhecido o EAS, é um esquadrão paraquedista de Operações Especiais e Busca e Salvamento da Força Aérea Brasileira (FAB) e um dos mais tradicionais dentro da Aeronáutica. Sua transferência para Campo Grande teve início em dezembro do ano passado, quando os primeiros containers com os equipamentos usados na sua missão começaram a chegar à Base Aérea de Campo Grande. O PARA-SAR tem, entre outras atribuições, a instrução das equipes de resgate da Força Aérea Brasileira e a realização de missões de Operações Especiais e Busca e Salvamento.

A história deste esquadrão de elite está estritamente ligada à história do paraquedismo na FAB. Iniciou-se em 1943, na antiga Escola de Aeronáutica do Campo dos Afonsos com Achile Garcia Charles Ástor, então instrutor de ginástica acrobática para os Cadetes do Ar. Foi ele o introdutor do paraquedismo civil no Brasil. Em 1959, formou-se a primeira turma de Paraquedistas Militares da Aeronáutica, no Núcleo de Divisão Aeroterrestre do Exército Brasileiro. Era composta por três oficiais e cinco sargentos.

Em 20 de novembro de 1973 foi criado o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento - EAS, com a incumbência de formar os paraquedistas da FAB, instruir e adestrar as equipes de resgate dos esquadrões de helicópteros, ministrar instrução de salto semi-automático dos Cadetes da Academia da Força Aérea e cumprir inúmeras missões de Operações Especiais.

O nome PARA-SAR nunca chegou a ser o nome oficial da unidade, sendo, porém, a designação mais antiga e tradicional do paraquedista operacional em Operações Especiais da Força Aérea Brasileira.

Fonte: Força Aérea Brasileira
 

Um comentário:

  1. Parabéns para a unidade! Cumprindo seu trabalho com determinação e muita coragem!

    ResponderExcluir